8 de março de 2015

IMPACTO DO TREINO DE MUSCULAÇÃO EM CORREDORES DE LONGA DISTÂNCIA

Efectivamente, sabe-se que o treino de musculação trás efeitos benéficos para corredores de longas distancias. Contudo, ainda não é muito comum ver corredores a praticarem musculação como seria de esperar, visto já estar comprovado cientificamente que aumenta a sua performance. No entanto, verifico que em relação aos anos passados a afluência destes corredores à pratica de musculação aumentou.

Abstracto do estudo:

Tradicionalmente, o desempenho corrida de longa distância foi pensado para ser determinada por várias características, incluindo o consumo máximo de oxigénio (VO (2max)), limiar de lactato (LT), e economia de corrida. As melhorias nestas áreas são principalmente obtidas através do treino de resistência.
No entanto, recentemente, tem sido demonstrado que os factores anaeróbicos também podem desempenhar um papel importante no desempenho da corrida de longa distância. Como resultado, alguns pesquisadores têm teorizado que o treino de musculação pode beneficiar os corredores de longa distância. Porque é pouco provável que o treino de resistência provoque um estímulo aeróbico de mais de 50% do VO (2max), é improvável que o treino de musculação venha a melhorar o VO (2max) em corredores de longa distância treinados.
No entanto, parece que a VO (2max) não é comprometida quando o treino da musculação é adicionado a um programa de resistência. Da mesma forma, é provável que a LT não melhore como resultado do treino de musculação aplicado a corredores de resistência treinados, no entanto, têm sido observadas melhorias na LT em indivíduos não treinados, como resultado da prática de treino de musculação.
Os corredores de longa distância treinados têm mostrado melhorias de até 8% na economia de corrida depois de um período de treino de musculação. Mesmo uma pequena melhoria na economia de corrida poderia ter um grande impacto sobre o desempenho numa corrida de longa distância, especialmente nos eventos mais longos, como maratonas ou ultra-maratonas.
Tem sido teorizado que a melhora na economia de corrida pode ser o resultado de melhorias das características neuromusculares, incluindo o recrutamento das unidades motoras e um tempo de contacto com o chão mais reduzido. Embora em grande parte teórica, neste ponto, se o treino de musculação melhorar o desempenho das corridas de longa distância, ele provavelmente irá ter o maior impacto sobre a capacidade anaeróbia e / ou características neuromusculares.
O objectivo principal desta revisão é a de considerar o impacto do treino de musculação sobre os factores que são conhecidos por afectar o desempenho das corridas de longa distância. A segunda finalidade é a de considerar diferentes formas de exercício de musculação, para determinar se existe um protocolo ideal.
Como podemos verificar, este estudo mostra que o treino de musculação pode melhorar o desempenho de corredores de longa distancia e também de quase todos desportos. Já sabe, se quer melhorar a sua performance procure um técnico especializado e treine musculação!
Referência:
  • Jung, A. P. (2003). The impact of resistance training on distance running performance. Sports medicine (Auckland, N.Z.), 7, 539–552.

Sem comentários:

Enviar um comentário