25 de março de 2015

QUAL É O TEU TIPO DE PÉ?

Os pés são de extrema importância para um corredor, no entanto é muito descurado. São o ponto de contacto com o solo e influenciam uma serie de fatores de todo o corpo humano.
Existem diferentes métodos de classificar a tipologia de um pé, não apenas pela sua aparente estrutura, mas cultura, origem étnica, profissão etc, todos têm servido ao longo da história como métodos de classificação dos membros inferiores. (Scherer and Morris, 1996).

Classificação Morfológica dos pés

Existem três tipos de pés, que variam consoante o tipo de apoio que é realizado no solo: pronadores, neutros e supinadores.

Pé neutro
Este tipo de pé possui uma arcada normal e a sua marca mostra uma curva na parte interna, no entanto o calcanhar e a planta apresentam uma ligação. O pé normal ataca o solo pelo calcanhar exterior rodando depois para dentro, de modo a distribuir as forças de impacto. Os atletas de pé normal poderão utilizar qualquer tipo de calçado privilegiando a estabilidade.


Pé Pronador
Tipo de pé que possui um arco társico muito baixo, a sua marca é muito larga e a ligação entre o calcanhar e a planta forma quase uma linha reta. Em corrida, este tipo de pé ataca o solo pelo calcanhar exterior. Rodando depois excessivamente para dentro (pronação) o que poderá provocar lesões de desgaste. Pessoas com este tipo de pé devem privilegiar sapatos com estabilidade extra, evitando sapatos com muita capacidade de amortecimento de impactos ou demasiadamente flexíveis.


Pé Supinador
Pé supinador apresenta uma ligação praticamente inexistente entre dedos e calcanhar. Este tipo de pé ataca o solo pelo calcanhar exterior, mas não consegue rodar o suficiente, pelo que não distribui os impactos de forma adequada. Os supinadores devem procurar calçado com bom amortecimento e flexibilidade, evitando sapatos com demasiada estabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário